
O tema foi pensado junto às Organizações da Sociedade Civil associadas à Integra, visto a demanda proveniente do trabalho realizado no Terceiro Setor.
Mais de 120 participantes - profissionais, diretores e voluntários de OSCs, estiveram presentes nesta formação e puderam aprender e contribuir com a discussão.
Na abertura do evento, nossa Vice-diretora de Comunicação e Vice-presidente da Fundação Eufraten, Jimena Franco Carmello, conduziu um momento de harmonização para que todos pudessem aquietar os pensamentos e assim absorver os conhecimentos a serem compartilhados.
Dra. Beatriz Chao Calixto, médica psiquiatra, abordou o tema “A psicopatologia do cotidiano: como reconhecer e cuidar”. A médica apresentou formas de reconhecer sinais importantes relacionados à saúde mental das pessoas atendidas nas organizações, além de trazer dicas e orientações sobre os cuidados necessários.
Dra. Paula Andréa - psicóloga, especialista em neurociência, gestora da Heulosofia – abordou a saúde mental como resultado da prática do autoconhecimento, da reflexão, da identificação do fluxo excessivo de pensamentos e da necessidade de saneá-los. Trouxe a importância de um ambiente sadio, seja no trabalho ou na vida pessoal, para a colaboração no desenvolvimento do ser, partindo do observar e do cuidado com os detalhes, sem ultrapassar os nossos próprios limites.
Foi um momento muito rico, que certamente irá colaborar com as ações educativas de nossas organizações associadas.